Histórico

Fundada por Kanki Izumikawa, a história da Escola Senbukai começou quando  aos 8 anos iniciou a prática do Karatê aprendendo os fundamentos da arte marcial de seu irmão mais velho. Na mesma época, treinou também com seu avô Kanchu Izumikawa que era um dos maiores discípulos do famoso Mestre de Shuritê chamado Sokon Matsumura.

Aos 15 anos, sob a orientação de Kyoda Juhatsu um dos mais respeitados discípulos de Higaona Kanryo, iniciou seu treinamento aprendendo os fundamentos do Nahatê. Em seguida, teve como mestre Higa Seiko, um dos mais notáveis discípulos do fundador do Gojuryu, Miyagi Chojun. Paralelamente ao aprendizado do Karatê, Kanki herdou de seu primo, Kantoku Izumikawa, o Kobudô tradicional de Okinawa.

Assim, por receber todo o treinamento de renomados mestres, em 1937, como herdeiro legítimo do Gojuryu, transcreveu de próprio punho o “Bubishi”, recebendo o direito de ensinar o estilo Gojuryu. Em 1939, fundou na cidade de Kawasaki (Japão), a Sede Geral da Senbukai. Teve muitos discípulos em todo o Japão e também no exterior.

Após sua morte, em 1967, a liderança da Senbukai foi assumida por seu primogênito Hirofumi Izumikawa, que dentre outros feitos, sagrou-se Campeão Nacional na categoria Kata por três anos consecutivos (1965, 1966 e 1967). Infelizmente, o segundo sucessor veio a falecer aos 39 anos de idade, em 1982.

Desde então, é liderada pelo terceiro sucessor Katsuya Izumikawa, filho mais novo de Kanki Izumikawa, que herdou todas as técnicas e tradição da escola e vem transmitindo este legado com toda a dedicação na Sede Geral da Senbukai.