KOBUDO

Ryukyu Kobudo é uma antiga arte de combate de Okinawa, que surgiu como uma alternativa engenhosa para se proteger contra inimigos armados. Ao aplicar princípios combativos utilizando objetos domésticos (ferramentas agrícolas) que estavam ao seu alcance, criou-se um método eclético de autodefesa. Habilidades embrionárias de luta cultivadas ao longo de gerações foram aprimoradas pela introdução de disciplinas combativas chinesas e japonesas.

Junto com o Karate, tornou-se uma prática amplamente popular em Okinawa, porém ainda é pouco conhecida fora do Japão.

Utiliza armas como o bastão longo, a tonfa, o nunchaku, o sai (tridente de metal), etc. Embora estas armas possam ser facilmente manipuladas, é necessário o conhecimento de como utilizá-las para executar defesas e ataques de forma eficiente.

Além do desenvolvimento mental e autodefesa, a prática do Kobudo é uma forma de condicionamento físico. Seus movimentos proporcionam um excelente exercício físico para todo o corpo. Fatores como a idade não são empecilhos para a sua prática, sendo um ótimo treinamento tanto para jovens como para pessoas mais velhas.